Dietas

Endocrinologista Dra. Marily Esposito CRM 52.55892-4 

Médica Credenciada Pronokal® 

 

DIETA PRONOKAL O que é?

O que é o Método PronoKal®?

O Método PronoKal® é um programa personalizado de perda de peso sob controle médico, baseado em uma Dieta Proteinada. O objetivo é não só perder peso como também manter, em longo prazo, os resultados obtidos.

Essa manutenção é conseguida por meio da reeducação alimentar e do apoio constante de nossa equipe multidisciplinar – formada por médicos, nutricionistas, profissionais em atividade física e especialistas em coaching (reforço emocional) -, que acompanhará o paciente até mesmo depois de ter alcançado seu objetivo: a perda de peso.

Através do Método PronoKal®, o paciente terá a possibilidade de mudar seus hábitos, para seguir um estilo de vida mais saudável.

Os últimos resultados do Estudo ProKaldemonstraram uma eficiência maior do Método PronoKal® na redução do peso em comparação com a dieta hipocalórica.

Tabela comparativa de resultados de perda de peso entre a dieta Hipocalórica e o Método PronoKal

Diferença em relação a outros tratamentos

O Método PronoKal® não é uma dieta hiperproteica nem hipocalórica

É importante estabelecer a diferença entre dietas proteinada, hiperproteica e hipocalórica.

O Método PronoKal®, baseado na dieta proteinada, reduz a ingestão de gorduras e açúcares; porém, ao contrário de outras dietas, proporciona a quantidade de proteínas necessárias para o funcionamento do organismo e permite que a perda de peso ocorra à custa da massa gorda. Essa característica, além de sua aplicação personalizada sob supervisão médica, faz com que o Método PronoKal® seja um tratamento de comprovada eficácia e segurança para tratar o sobrepeso e a obesidade.

Dessa forma, o Método PronoKal® apresenta-se como um tratamento integralque combina a dieta proteinada com o apoio multidisciplinar, a reeducação alimentar e o acompanhamento do paciente por 2 anos, depois de finalizado o tratamento.

Por outro lado, as dietas hiperproteicas, ao contrário, reduzem o fornecimento de calorias, mas aumentam excessivamente a ingestão de proteínas, pelo que podem chegar a sobrecarregar o metabolismo. As dietas hipocalóricasreduzem tanto a ingestão de gorduras e açúcares como  a de proteínas, o que dificulta ao organismo manter suas necessidades vitais com normalidade, levando à perda de massa muscular.

Tabela que mostra as quantidades de lipídios, carboidratos, proteínas e calorias ingeridas diariamente em uma dieta hiperproteica e uma dieta hipocalóricaTabela que mostra as quantidades de lipídios, carboidratos, proteínas e calorias ingeridas diariamente com a Dieta Proteinada

Como funciona?

Etapas do Método PronoKal®

O Método se divide em três etapas: Ativa, Reeducação Alimentar e Manutenção. Na primeira, a Etapa Ativa, cuja duração varia segundo o peso que se precisa perder, eliminam-se até 80% do sobrepeso graças à combinação dos produtos PronoKal® com os alimentos permitidos.

Nesta etapa, o paciente entra em um estado de cetose controlada, no qual o corpo gasta a energia de reserva pelo baixo fornecimento de gorduras e carboidratos, e perde peso à custa da massa gorda, preservando, em troca, a massa muscular.

Na segunda etapa, de Reeducação Alimentar, perde-se o peso restante (20% do peso objetivado), enquanto se introduzem na dieta, de forma progressiva, todos os tipos de alimentos. E, igualmente importante: adotam-se novos hábitos dietéticos e de estilo de vida que ajudarão a conservar, em longo prazo, o peso alcançado.

Durante a terceira e última etapa, a de Manutenção, faz-se um acompanhamento periódico do paciente para ajudá-lo, depois de alcançado o peso normal, a manter-se no seu objetivo em longo prazo. Esta etapa se adapta às características energéticas de cada paciente e combina os alimentos tradicionais com produtos de Manutenção PronoKal®.

Desde o início e até dois anos após finalizar o tratamento, o paciente recebe o apoio e o assessoramento da equipe de profissionais da PronoKal®: nutricionistas, profissionais em atividade física e especialistas em coaching (reforço emocional).
Tabela descritiva das etapas do método PronoKal

Para quem está indicado?

Indicações do Método PronoKal®

O Método PronoKal® é indicado para todas as pessoas que queiram perder peso e mantê-lo em longo prazo.

Quando nosso corpo adquire um peso acima do que é realmente necessário, está favorecendo o aparecimento de muitas doenças, sobretudo as cardiovasculares, como a hipertensão e o colesterol. E não é só isso: provoca também um estado de desânimo e baixo tônus vital. Portanto, ao perdermos o excedente de peso, recuperamos o bem-estar, a saúde e a imagem desejada por nós.

Ao decidirmos perder peso, devemos ser orientados por um profissional; daí, o controle médico ser imprescindível à realização do tratamento. O médico que prescreve o Método PronoKal® fixará os objetivos de perda de peso, comprovará o estado metabólico do paciente e descartará as possíveis contraindicações.