Perguntas sobre Osteoporose

Perguntas  mais freqüentes em  Osteoporose:

1. O que é osteoporose?

É a desmineralização óssea , quando os ossos deixam progressivamente de serem compactos e ficam porosos, ” parecidos com uma esponja”

2. O que pode causar a osteoporose ?

A idade é a causa mais comum da osteoporose, mas também pode se encontrada nos casos de baixo peso, imobilização , inatividade

3. A osteoporose costumas ser mais facilmente encontrada em alguma raça ou classe social?

Não. A osteoporose não respeita raça ou classe social

4. Existem recursos para se prevenir a osteoporose?

Com certeza mas, como sempre , esbarram em políticas públicas  de saúde eficazes , como aumentar  a disponibilidade de cálcio na farinha do pão, melhorar a qualidade da água potável, melhora acesso a laticínios e esportes , recreação poderiam ajudar e muito a prevenção e tratamento da osteoporose.

5. Que exame pode ser feito para detectar se tenho osteoporose?

A densitometria óssea detecta níveis de osteopenia ( que geralmente antecede a osteoporose ) e osteoporose propriamente dita.

6. Quais as consequências da osteoporose ?

Aumenta os riscos de fraturas

7. Geralmente estas fraturas nos idosos são causadas pelo quê?

São ocasionadas por quedas da própria altura ou relacionadas por síncope, problemas cardíacos, epilepsia, crises e perda da consciência , uso de alguns medicamentos, fatores ambientais

8. O que pode ser feito no ambiente para prevenir estas quedas e fraturas?

Melhorar a iluminação local , evitar uso de escadas , pisos lisos e escorregadios devem receber tratamento anti derrapante, uso de sapatos inadequados devem ser evitados, usar medidas para prevenir quedas em banheiros como barras laterais para banho e uso de vaso sanitário, evitar móveis muito baixos no trajeto do idoso etc.

9. A osteoporose tem tratamento ?

Sim e também pode ser prevenida Uma adequada exposição solar é necessária para a produção de vitamina D na pele, substância fundamental para a manutenção de um esqueleto de boa qualidade. Embora considerada atualmente um hormônio, permanece chamada de vitamina, pois se acreditava ser sua maior fonte de origem externa, isto é, proveniente da dieta. Entretanto, hoje se sabe que a vitamina D pode ser sintetizada na pele, sob ação  dos raios solares.

10. Quando e como tratar a osteopenia ou osteoporose?

Em mulheres com osteoporose na pós-menopausa,mulheres com densidade mineral óssea baixa ou limítrofe com fatores de risco presentes  e mulheres que não apresentaram boa resposta aos tratamentos preventivos sem uso de medicamentos